05
Jul

0

Você tem um emprego ou um trabalho?

Você já parou para refletir sobre a diferença entre ter um emprego e um trabalho? Essas duas palavras podem parecer sinônimos, mas não se iluda: elas apresentam conceitos distintos. E acredite: muitas pessoas passam anos e anos tendo apenas empregos.

 

Como criador de valores de uso, como trabalho útil, é o trabalho, por isso, uma condição de existência do homem, independente de todas as formas de sociedade, eterna necessidade natural de mediação do metabolismo entre homem e natureza e, portanto, da vida humana.

interna

A frase acima é do sociólogo alemão Karl Marx. Ele caracteriza o trabalho como a relação entre o homem e a natureza. Quando Marx cita a natureza, ele está apontando tudo aquilo que está ao redor do indivíduo. Esse conceito coloca o trabalho muito além de simplesmente estar empregado.

 

O trabalho compõe o seu projeto pessoal. É como se fosse o plano de carreira da sua vida – seus planos e metas para conquistar um determinado objetivo. Ganhar 20 mil por mês, abrir uma empresa, desenvolver um projeto em alguma comunidade, ganhar a vida com freelancers a distância para conseguir viajar o mundo. Qual é o seu plano de carreira individual?

 

É difícil parar pra pensar sobre essas questões, pois somos construídos socialmente com o ideal de buscar exclusivamente a estabilidade financeira num emprego – e aí, caímos numa espécie de prisão que nos obriga a fazer muitas coisas que não queremos, a ter chefes que não gostamos e a realizar projetos que não tem nada a ver com os nossos objetivos de vida e valores. E assim vamos nos afastando de nossos sonhos, como se eles fossem uma utopia inalcançável.

 

Veja bem, não estamos dizendo que você precisa pedir demissão do seu emprego caso esteja insatisfeito, mas sim que deve parar pra refletir se o seu trabalho atual é uma mera fonte de renda ou se é realmente parte do seu projeto pessoal de carreira. E, caso você chegue à conclusão de que tem apenas um emprego, e não um trabalho, o que você anda fazendo pelo seu plano de carreira individual?


Esses questionamentos são importantes para encontrarmos a plenitude naquilo que fazemos. Se somos movidos por sonhos na vida pessoal, na profissional não pode ser diferente. Os sonhos nos ajudam a manter o foco nos projetos, nos guiando sempre para frente. Que tal se abrir para sonhar e analisar seu plano de carreira pessoal?

Nenhum comentário