08
Nov

0

Mentoring em comunicação e habilidades sociais

No dia 27/10, estivemos mais uma vez na Bridge Coworking, dessa vez oferecendo o mentoring em comunicação e habilidades sociais.

Em encontros individuais de 45 minutos com as consultoras da Trilha Desenvolvimento, os empreendedores que participaram do primeiro mentoring receberam orientações customizadas sobre o desenvolvimento de competências necessárias diante de demandas sociais diversas, principalmente aquelas relacionadas aos desafios da liderança e gestão de negócios.

Mas por que desenvolver essas habilidades é importante pra quem tem negócio próprio ou está começando a empreender?

Automonitoria – autoconhecimento para gerir emoções

interna 1

Frente a variadas situações do mundo dos negócios, é importante identificar como e por que sentimos determinadas emoções. Você tem o hábito de se auto observar? Sabe o que está sentindo e pensando quando, por exemplo, um cliente exige uma redução de prazo que vai significar sobrecarga e horas extras pra você e sua equipe? A automonitoria é uma competência fundamental para nosso maior autoconhecimento, permitindo que a gente interprete e regule melhor nossas emoções, podendo ter atitudes mais assertivas no nosso trabalho.

Mas, afinal, o que é assertividade?

interna 2

Muito se fala sobre assertividade nas relações interpessoais. Você se considera uma pessoa assertiva? Quando somos assertivos, atingimos nosso objetivo na interação, preservando a relação com a pessoa. Por exemplo, se alguém usa sua estação de trabalho e a deixa suja e desarrumada, como você age? É capaz de solicitar que a pessoa a deixe em ordem, sem agredir verbalmente seu interlocutor? Ou você se cala, arruma e limpa tudo, fingindo que não viu e que nada aconteceu, sendo passivo na situação?

A empatia, peça-chave da liderança

interna 3

Para aqueles que tem equipe ou parceiros de trabalho, a empatia é fundamental de ser desenvolvida. Você é capaz de demonstrar que entende genuinamente o que o outro sente e pensa, sem julgá-lo ou impor seus valores? Consegue demonstrar que valoriza a perspectiva alheia, mesmo se essa é distinta da sua? Diante de situações de divergência, apresentar empatia é muito importante, mantendo uma liderança próxima e melhorando o clima de trabalho.

Outro ponto bastante discutido com os empreendedores foi a habilidade de dar e receber feedback, não somente com colaboradores, mas com parceiros de trabalho, mentores, clientes e investidores.

Aos que não puderam comparecer no nosso primeiro mentoring, vamos oferecer uma nova rodada em 24 de novembro.

Quer conhecer nossas soluções ajustadas à gestão de pessoas de novos negócios? Entre em contato!

Nenhum comentário