07
May

0

Mantendo a etiqueta no trabalho

Nas últimas semanas temos falado sobre novas formas de convivência no ambiente de trabalho. Hoje vamos seguir esta mesma linha.

Sabemos que há uma tendência a minimizar a rigidez hierárquica em favor de uma relação de trabalho mais orgânica. Isso significa que as relações de trabalho ficaram menos tensas. Neste contexto é mais fácil cometer alguns deslizes.
Então, como devemos nos comportar?

Separamos algumas dicas para que você evite gafes:

1. Evite o bate papo excessivo

Tudo bem que um ambiente descontraído favorece conversas e isso é muito bom, mas tudo deve ser moderado: muito bate papo pode gerar distrações e minar a produtividade, o que compromete o resultado. Fique atento!

2. Mantenha a pontualidade

Isso vale não só para a vida profissional, mas para tudo na vida: atrasos demonstram falta de comprometimento e falta de respeito com quem está esperando. Se for inevitável, comunique. E não tente justificar a falha colocando a culpa em outros, pois isso só vai manchar a sua imagem e tirar o foco do compromisso agendado.


3. Organize-se

Não confunda informalidade com desorganização. Manter o ambiente e os arquivos organizados garante maior agilidade. Além disso, é sinal de profissionalismo: outras pessoas podem precisar utilizar os materiais e informações que você usa.

4. Tenha o respeito como base para todas as suas relações

Aqui vale a máxima “não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você”. Quando há respeito, tudo funciona. Se falta respeito, falta consideração pelos colegas, e isso impacta na vontade de colaborar.


5. Saiba lidar com críticas

Dentro de um ambiente colaborativo, as críticas são fundamentais. É com base nelas que você consegue descobrir onde melhorar, aperfeiçoando seu trabalho.
A conduta profissional é fundamental para nosso sucesso!

Nenhum comentário