04
Mar

0

Especialize-se profissionalmente com cursos gratuitos na internet

A internet é uma ferramenta revolucionária que transformou a forma como nos comunicamos e trabalhamos e ninguém tem dúvida quanto a isso. Mas você sabia que é possível fazer um curso totalmente gratuito com direito a certificado nas universidades mais conceituadas do mundo?

 

É isso o que prometem os MOOCs – Massive Open Online Course (algo como “curso on-line aberto em massa”). Além dos cursos, é possível assistir aulas abertas e palestras ministradas em instituições renomadas como Harvard, Stanford, Yale ou MIT.

 

No Brasil, os MOOCs ainda são novidade e estão surgindo timidamente em instituições públicas como UnB e USP. Os cursos não são vistos como um método comum de educação à distância, por conta do potencial participativo e pela falta de formalidade – os alunos têm um envolvimento ativo durante o curso, além de utilizarem ferramentas das redes sociais como parte do processo de aprendizagem.

 Coursera

Os temas são os mais diversos: desde física básica até ciência política ou marketing. No Coursera, há algumas opções de cursos em português. Para os cursos estrangeiros, alguns vêm legendados, outros não. Mas se você garimpar, encontrará boas opções com legendas. Ainda existem outros portais, como o edX e Udacity.

veduca

Aos que preferem um site feito por brasileiros, o Veduca é um portal de MOOCs em português que reúne vídeo-aulas sobre os mais variados assuntos. No mesmo esquema dos outros portais, oferece certificados de instituições em todo o mundo.

Os MOOCs têm um grande potencial para modificar a forma como aprendemos e têm tudo para dar certo. Aliás, a ideia já vem dando muito certo – ter um acervo online com cursos de Harvard e outras instituições renomadas não é pouca coisa.

Adquirir conhecimento nunca foi tão simples e cômodo! Enjoy!

Nenhum comentário