11
Mar

0

Como um profissional freelancer se aposenta?

Você é um profissional freelancer, trabalha de qualquer lugar em que haja sinal de internet, não precisa cumprir horários, pode trabalhar de pijama quando quiser e aproveitar para pagar contas às quatro da tarde.

Ser freelancer pode ser maravilhoso. Mas quando se tem muita liberdade, a vida exige um bom planejamento. Há quem pense que a autonomia dos “freelas” é um bem estar temporário. No entanto, vamos dar algumas dicas para um futuro tranquilo e uma aposentadoria garantida:

 

Aposentando pelo INSS sendo MEI

Portal do Empreendedor - MEI

Há dois caminhos para se aposentar por meio da Previdência Social. O primeiro deles é pelo MEI – microempreendedor individual. Ao pagar o DAS, imposto mensal no valor de R$ 49,00, o MEI tem direito a benefícios como aposentadoria por invalidez, auxílio doença, salário-maternidade e aposentadoria por idade (mulheres aos 60 anos e homens aos 65, com tempo mínimo de contribuição de 180 meses). Conheça todos os benefícios aqui.

 

Aposentando pelo INSS sendo autônomo

Previdência Social

 

Esse é o segundo caminho para se aposentar por meio da Previdência Social: se você não pretende ter um CNPJ, é possível se aposentar como um profissional autônomo. Neste caso, para começar sua previdência basta adquirir o carnê de contribuição e decidir quanto quer pagar por mês. Depois, você precisa fazer um cadastro na Previdência Social para que seu registro seja contabilizado corretamente. Esse cadastro deve ser feito pelo telefone 135 ou em algum posto físico do INSS.

 

Aposentando pela previdência privada

Existe, ainda, a opção de aposentar-se pela previdência privada, que é contratada em instituições financeiras privadas – como bancos e cooperativas de crédito. Nesse caso, é firmado um contrato entre a instituição e o profissional freelancer. Quanto antes você começar a pagar, maior será o seu benefício. Você decide quanto deseja pagar, e claro: quanto menor o valor, menor será sua futura aposentadoria.

 

 

Planeje-se!

Nunca é cedo demais para pensar no que está por vir. Quanto antes você começar a se planejar, melhor será o seu futuro. Que tal dar início aos planos agora mesmo?

 

Alguns links que podem te ajudar:

Portal da Previdência Social

Microempreendedor Individual

Simulador de previdência privada

Nenhum comentário