01
Apr

0

Como mudar a cultura organizacional de uma empresa?

Chamamos de cultura organizacional o conjunto de práticas, códigos, comportamentos, valores, além de princípios, crenças e cerimônias de uma organização.

A Consolidação das Leis Trabalhistas brasileira (CLT) completa 73 anos no próximo dia 1º de maio. Sem dúvida, esta foi uma conquista importante para os trabalhadores na década de 40 – já que antes de ser assinada pelo presidente Getúlio Vargas, as indústrias exploravam o trabalhador em jornadas abusivas e condições de trabalho precárias.

Mas a cultura organizacional vai muito além das leis trabalhistas. O mundo está mudando e as relações de trabalho tem se adaptado a estas transformações. Porém, muitas empresas se encontram em situações estagnadas, apresentando dificuldade em evoluir sua cultura organizacional. Sua empresa está interessa em mudar?

 

Como mudar?

imagem 1

 

Ok, já sabemos que o mundo e as relações de trabalho estão vivendo um processo de transformação. Mas como aplicar isso na minha empresa? Em primeiro lugar, entenda que uma mudança estrutural desse porte exige paciência – afinal de contas, nada acontece da noite para o dia. Entenda a mudança como um processo.

 

Colaboradores engajados

imagem 2

Quanto mais seus colaboradores se identificarem com os princípios da empresa, mais forte e coerente será a cultura organizacional. Ao escolher os seus parceiros de trabalho, lembre-se dos objetivos da organização e procure pessoas que possam contribuir com eles.

 

Objetivos claros

imagem 3

Clareza de objetivos é fundamental para se definir o caminho a seguir. Esta clareza também transmite segurança aos colaboradores, que se sentem mais fortalecidos e podem verificar como colaborar.

 

Preparo da liderança

imagem 4

Bons líderes servem de modelo para os demais colaboradores. Quando os líderes compreendem os valores e os objetivos organizacionais e aderem a eles, naturalmente envolvem suas equipes. A postura dos líderes é fundamental para consolidar comportamentos na organização.

 

Integração e comunicação

imagem 5

A comunicação é a ferramenta que permite o fluxo dos processos da empresa, integrando as diferentes atividades. Cuide para que a comunicação na organização seja efetiva, atentando para os tipos de canais utilizados e para a qualidade das informações transmitidas. A comunicação entre pessoas e entre setores deve ser estimulada!

 

Vamos começar?

Nenhum comentário