14
Nov

0

As novas tecnologias a favor do RH

As novas tecnologias chegando no mercado prometem auxiliar os profissionais de RH a realizarem, de maneira mais eficaz, uma excelente gestão de pessoas, favorecendo os talentos e a obtenção de resultados financeiros.

O mercado está cada dia mais competitivo, empresas investindo mais no desenvolvimento de seus funcionários. Afinal, já foi comprovado que pessoas comprometidas com a companhia e o produto ou serviço oferecido por ela são fundamentais para obter êxito em sua área de atuação.

Por isso, hoje a área de RH é vista como estratégica para potencializar o desempenho dos negócios – mantendo funcionários motivados, produtivos e gerando resultados. A área é essencial para que a empresa conquiste melhores resultados.

Assim, a equipe de RH precisa adotar estratégias assertivas que auxiliem no desenvolvimento dos colaboradores que integram a empresa e, também, na seleção de profissionais com o perfil mais adequado para a companhia.

Além da aplicação de dinâmicas e entrevistas, o mapeamento do perfil comportamental já faz parte dos processos de seleção de várias empresas. Ele contribui para a formação do quadro de funcionários e evita erros de contratação que podem custar caro para as empresas.

Hoje o mapeamento comportamental é a forma mais rápida e segura para melhorar a produtividade dos colaboradores, porque coloca a pessoa certa para exercer a função certa. Estas ferramentas ajudam a diminuir dois problemas: a rotatividade de funcionários e a baixa produtividade. Com a análise comportamental, é possível saber o que motiva o profissional, como ele reage sob pressão, qual seu estilo de liderança, sua flexibilidade, como trabalha em equipe e toma decisões e quais as competências desenvolvidas e as que estão para se desenvolver.

E não são apenas as empresas que ganham com uma seleção bem feita e contratações assertivas. Os colaboradores também. Quando uma pessoa trabalha na função adequada, todo o seu potencial pode se transformar em resultado e os índices de satisfação e retenção aumentam por uma questão muito simples: o profissional começa a sentir que está crescendo e entregando o seu melhor. Esta é uma das maneiras mais consistentes de trazer motivação para o ambiente de trabalho.

Nenhum comentário