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Mar

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6 dicas para superar um conflito com colegas de trabalho

Relacionar-se é um desafio. Cada indivíduo, com suas características e história de vida, tem uma forma única de ver a vida e lidar com os conflitos que surgem durante sua trajetória.
No ambiente profissional, boa parte do seu dia é dedicada a conviver com parceiros de trabalho. E geralmente com alguns nos identificamos mais, com outros, nem tanto. De qualquer forma, é necessário que nos relacionemos com todos eles, pois os resultados dependem da equipe como um todo.

Para ajudar a lidar com os problemas de relacionamento que surgem na convivência profissional, separamos algumas dicas:

1- Entenda que conflitos são inevitáveis

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Com toda diversidade existente no ambiente de trabalho, conflitos fazem parte da caminhada. Além disso, eles são muito bem vindos, pois, se bem manejados, podem gerar melhorias e ajustes necessários.

2- Respeite

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É impossível encontrar soluções positivas para os conflitos se não houver respeito. Não é porque você discorda de algo que pode chegar batendo na mesa do colega. Até porque quando agredimos o outro, perdemos a razão. Procure ouvir mais e acusar menos.

3- Valorize o diálogo

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Em situações de divergência, a melhor saída é o diálogo. Isso porque ele permite a apresentação de diferentes pontos de vista, e a compreensão da necessidade do outro nos leva à solução. Cuidado com o excesso de praticidade neste momento: há assuntos que não são resolvidos através de e-mail.

4- Tenha maturidade

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Tenha em mente que você e seus colegas estão ali para entregar resultados. Deixe de lado picuinhas pessoais e esteja aberto a refletir sobre qual é seu papel na solução do conflito. Busque compreender o que você precisa mudar e que cuidados precisa ter para evitar problemas parecidos.

5- Peça perdão e saiba perdoar

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Via de regra, todos os envolvidos no conflito fizeram algo para criá-lo ou sustentá-lo. Saiba observar seus erros e, se necessário, pedir desculpa. O contrário também é válido: perdoar o erro alheio não só engrandece o espírito, como colabora para o bom desenvolvimento dos projetos no ambiente profissional.

6- Cuidado com disputas

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Quando disputamos, jogamos lenha no fogo do conflito. Não importa quem deu qual ideia; o importante é encontrarem a melhor solução para a situação. Quando o clima é mais cooperativo, cada um fica mais disposto a colocar em prática o que foi combinado.

Pratique!

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