09
Jun

0

5 características-chave do líder

Na semana passada, falamos sobre o perfil de liderança da nova geração que está chegando ao mercado de trabalho. Existem características diversas da liderança que uma pessoa vai exercer em seu ambiente profissional. Independente da idade, cada líder tem um método de trabalho, um estilo de liderança.

O papel do líder vai além de atribuir tarefas a seus colaboradores. Ele incentiva e motiva as pessoas na busca por um objetivo coletivo. É papel do líder cuidar para que o ambiente de trabalho seja saudável e que as metas sejam alcançadas por todos os membros da equipe.

Embora cada líder tenha um perfil diferente e características únicas, alguns aspectos são comuns aos diferentes líderes. É importante lembrar que toda característica de liderança precisa ser lapidada e aflorada.

 

1- Poder de influência

1

 

É possível observar as relações interpessoais que o indivíduo estabelece. Esse comportamento se expressa pelo alto poder de influência em discussões com o coletivo. Se parte de suas ideias são aderidas e apreciadas, você está no caminho certo para ser um bom gestor.

 

2- Capacidade de comunicação

2

 

Os líderes geralmente não sentem vergonha de expor suas ideias para outras pessoas. Apresentam o trabalho e falam pelo grupo. Possuem uma facilidade em sintetizar argumentos e expressar o que pensam.

 

3- Curiosidade

3

Um líder é essencialmente fuçado e está aberto ao novo. Essa característica demonstra o interesse em relação a muitos assuntos e o que isso poderá trazer de aprendizado.

 

4- Tomada de decisões

4

Este é um ponto delicado da liderança, pois é possível tornar-se um centralizador de decisões. Isso é perigoso tanto para si próprio, já que gera um estresse pela sobrecarga de funções, como para o coletivo – que pode sentir-se pouco significativo nos processos da empresa. É importante levar as decisões para a equipe e avaliar todos os pontos da decisão a ser tomada.

 

5- Empatia

5

Saber se colocar no lugar do outro é muito importante. Esta habilidade demonstra que o líder se importa com o impacto de suas ações e se preocupa com quem está ao lado dele.

Nenhum comentário