11
Apr

0

4 dicas para assimilar mais rápido um novo idioma

Aprender novos idiomas é indispensável para quem busca expandir suas possibilidades de carreira, e isso é algo que vale para qualquer área que você estiver inserido. Além de ser uma característica constantemente exigida em processos seletivos, novos idiomas podem te inserir em um networking ampliado – em todos os ambientes, saber se comunicar é importante.

Sabendo disso, muitos profissionais passam anos estudando um novo idioma e acabam chegando em uma desaceleração da aprendizagem conhecida como “platô intermediário” – quando o estudante estaciona num patamar mediano.

No processo de aprendizado de um idioma, alguns hábitos podem te levar a uma assimilação mais eficiente – expandindo o vocabulário e fazendo o seu cérebro pensar com a nova língua. Separamos algumas dicas para aprimorar o seu conhecimento em um idioma.

 

Faça perguntas


 imagem 4

Sair da posição de ouvinte passivo e interage com o conteúdo que está sendo falado é uma forma de aprender. Sempre que estiver estudando, faça perguntas. Sozinho ou numa sala de aula, com o amigo ou no curso online, o importante é participar e ser mais do que um ouvinte.

 

 

Enxergue os significados

 

Para assimilar um novo conteúdo, o seu cérebro precisa entender o sentido daquilo para dar comandos à memória e criar o hábito de aprender um determinado assunto. Invista no propósito em que você se comprometeu e dê um sentido para estar fazendo aquilo – assim o aprendizado fica mais eficiente. Estabeleça metas e identifique o porquê daquilo ser importante para a sua vida.

 

 

Busque expandir o seu vocabulário

 

imagem 3

O vocabulário é importante para dominar uma língua estrangeira. Anote as novas palavras que surgirem durante o aprendizado do idioma. Quando puder, busque o significado em um dicionário. Repetir esse processo sempre que encontrar uma palavra nova é um bom método para aumentar o vocabulário na língua.

 

Aprofunde-se

imagem 2

 

 

Vá além do superficial para que a informação não passe por você e seja esquecida no fim do dia. Para fixar o conteúdo, crie uma narrativa utilizando a gramática e o vocabulário e integre o aprendizado a outros contextos. Se puder, converse com um colega que também esteja aprendendo, fale sobre o conteúdo. Viva o idioma além dos momentos das aulas.

 

E aí? Vamos praticar?

Nenhum comentário